Estudantes de medicina que fazem a diferença

COMO CONSEGUIR O TÃO SONHADO INTERCAMBIO?
Como funciona todo o processo de intercâmbio?
Bom, vamos por partes!
Em primeiro lugar, é importante explicar que existem dois tipos de intercâmbio: o internacional e o nacional, sendo que ambos abrangem as áreas clínica-cirúrgica e de pesquisa.
Em segundo lugar, precisamos entender que o processo de aprovação para o intercâmbio da IFMSA Brazil é realizado por meio da pontuação de cada aluno, havendo notas de cortes para cada universidade disponível. Mas o que são esses pontos? Para os critérios de pontuação, são considerados monitoria, trabalhos científicos, certificados de bolsa de iniciação científica, trabalhos de extensão, participação em ligas acadêmicas, participação como coordenador local da IFMSA Brazil, participação como LEO/LORE/LONE, participação em atividades dos setores de PCE e oferta de hospedagem. Cada uma dessas atividades possui uma pontuação específica que, na somatória total, deve ser suficiente para atingir a nota de corte do local desejado.
Vale lembrar que, tanto no intercâmbio nacional, como no internacional, cada universidade possui seus pré-requisitos e suas condições individuais, que podem ser conferidas no site www.ifmsa.org e na lista de vagas nacionais, disponibilizada nos períodos de inscrição.
Em terceiro lugar, você deve estar se perguntando quais os destinos disponíveis. Pois bem, atualmente, temos cerca de 50 universidades brasileiras participantes e mais de 100 países com vagas em pesquisa ou estágio clínico-cirúrgico.
Por último, voltemos à pergunta inicial: Como conseguir o tão sonhado intercâmbio?! Corra atrás! Invista na sua vida acadêmica, participe das atividades oferecidas na universidade, envolva-se nos projetos e campanhas desenvolvidas pelo nosso Comitê Local, realize pesquisas, trabalhos, entre em uma Liga Acadêmica... Enfim, ganhe experiência, adquira conhecimento e, claro, acumule pontos!!!
Gostou do setor de intercâmbio?
Saiba como ajudar
Nosso setor possui representantes atuando nas três áreas de intercâmbio, o que já é um grande avanço em comparação ao início do ano de 2016, porém todo tipo de ajuda é bem-vinda e ainda precisamos aumentar nosso time!
Saiba que já estamos indo atrás do que é necessário para conseguirmos as vagas em nossa faculdade, fato que não depende somente do Comitê Local, mas também dos coordenadores do curso, chefes de cadeira e departamento jurídico. Assim que houver um parecer da instituição, entraremos em contato com os professores responsáveis para conseguirmos disponibilizar as vagas e organizaremos toda a parte operacional do processo, a fim de tornar o intercâmbio uma realidade dentro da Medicina Santo Amaro!
Ainda tem dúvidas?
acesse o manual explicativo e mais detalhado que servirá como um guia rápido e fácil para sua completa compreensão! Além disso, estamos sempre à sua disposição para ajudar no que for preciso!